Blog,  Emprego

Um emprego para chamar de meu – O currículo

Agora o currículo, sim, ele é necessário e indispensável, é o seu cartão de visitas, a primeira impressão, porque é através dele que as empresas irão te chamar para entrevistas, normalmente as pessoas não dedicam muito tempo para atualizá-lo, mas é por ele que você irá começar a conquistar o recrutador. Então quando for fazer dedique tempo a ele, reserve um período sozinho, em um lugar sem distração, onde ninguém irá lhe interromper.
Mas, por onde começar?

Primeiro escolha o layout, ele não precisa ser de outro mundo, a não ser para vagas onde a criatividade é um pré-requisito, ele deve ser simples e organizado visualmente. Você pode encontrar vários modelos prontos em sites como o Canva, CvMaker, Vagas ou Mundo Senai, onde você só precisa se preocupar com o conteúdo.
E o que colocar nele?
Primeiro liste seus diferenciais, experiências, habilidades, competências, cursos que fez, idiomas que tem domínio e tudo que tenha a ver com a vaga pretendida.
Ele deve estar adequado e personalizado para a vaga que você está se candidatando, o ideal é fazer um currículo para cada vaga, assim fica mais fácil do recrutador selecionar você. Por exemplo, para ser Analista Recrutamento e para Analista de Treinamento os objetivos devem ser diferentes e as competências que o recrutador irá buscar também.
Para isso leia os requisitos da vaga e ligue com suas experiências, depois escreva somente o que é relevante de acordo com o anúncio, lembrando que você deve incluir experiências que realmente tenha vivenciado, porque na entrevista isso será colocado a prova.
Agora vamos para os detalhes…
Dados Pessoais – Seu nome completo, idade, e-mail (profissional, nada de nomes ou apelidos engraçados ou fofos) e telefone com DDD, se for colocar um telefone para recado, avise a pessoa que irá deixar ela como contato. Não coloque nenhum tipo de número de documentos, além de não ser seguro, quando as empresas precisam elas pedem para você preencher um formulário com esses dados.
Objetivo – Diz respeito a área e com o que você deseja atuar, deve ser direto e simples, e tem que estar ligado a vaga que você está se candidatando. Sempre que atualizar seu currículo para uma vaga especifica lembre de revisar o objetivo.
Habilidades e Competências – Ao preencher esse espaço tenha em mente exemplos práticos, para comprovar que realmente possui tal habilidade ou competência. Por exemplo, se seu diferencial é analise de investimentos, você pode incluir assim “Conhecimento em análise de Investimentos, com certificação de especialista em investimento CPA20 pela Anbima”. Caso não tenha experiência, inclua as habilidades mais subjetivas, mas com exemplos “Habilidade de comunicação escrita, com participação no curso x”.
Experiência Profissional – Elas devem organizadas começando pela mais atual para a mais antiga, caso tenha muitas experiências, inclua somente as que são relevantes para a sua área de atuação. Comece pelo nome da empresa seguido pelo tempo que ficou nela, com mês de entrada e saída, cargo, caso tenha promoções deve ser incluído também, e as funções realizadas e caso tenha, resultados alcançados.
Formação – Aqui entram os cursos e faculdades que você fez, informe qual a graduação, nome da faculdade, mês e ano da conclusão. Se você não tem experiência, esse campo vai ser um diferencial no seu currículo. No início de carreira sempre procure fazer cursos que possam agregar profissionalmente, por exemplo Administração do tempo, Imagem Profissional, Power Point, Excel.
Idiomas – Inclua as línguas estrangeiras que você conhece e qual o seu nível nelas.
Informática – Escreva os softwares e sistemas que você domina, começando do nível de maior conhecimento para o menor.
Por fim, revise. Peça ajuda de pessoas próximas na revisão dele, leia quantas vezes for necessário e cuide com os erros de português.
Segundo a Catho a maior parte dos candidatos são eliminados por erros de gramática, seguido da falta de experiência, então revisar o currículo já vai fazer você ganhar um ponto, isso demonstra cuidado e responsabilidade.
Ficou com dúvidas ou tem outras dicas? Me conta aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *