Orientação Profissional

O que olhar na hora da escolha?

Já falei sobre escolhas aqui, agora o que um jovem deve levar em consideração na hora de  escolher sua carreira? Fiz uma lista importante para ajudar, pega papel e caneta.

 

  • Se escutar

Antes de qualquer decisão é preciso se conhecer, escutar o que bate forte dentro de nós, sim, o autoconhecimento. Sei que não é simples e nem fácil, mas deve ser o primeiro passo para tomar essa decisão, que é muito importante. Responda a perguntas como quem você é? Você é introvertido ou extrovertido? Gosta de interagir com pessoas ou ficar mais na sua? O que você faz nas suas horas de lazer? Gosta de estudar? Gosta de ler? O que você não gosta? O que você não abre mão na sua vida? E por ai vai, anote tudo.

  • Escutar os outros

Essa escolha é meio que no escuro, porque não vamos conseguir adivinhar o futuro, mas uma forma de dar mais certo é escutar o que outras pessoas já viveram, não estou falando para você fazer Direito porque o seu pai é advogado, mas ele passou pela experiência da escolha e tem algo para contar que pode ajudar. Você sabe o que levou a decidir por essa profissão? Seus parentes são formados em qual curso? Eles trabalhar na área que se formaram? E o que fazem no trabalho deles? Eles gostam?

  • Olhar para futuro

Aqui é aquela pergunta difícil de responder, como você se vê em 5, 10 e 15 anos? Se imagina trabalhando em um escritório? Viajando pela empresa? Trabalhando em casa? Fazendo home office? Quer ter uma família grande? Morar na cidade que vive hoje? Quer sair do País? Quer salvar vidas?

  • Cursos e Faculdades

Você já tem cursos em mente? Porque você escolheu cada um deles? Quais matérias tem nesses cursos? Pretende fazer uma faculdade particular ou quer fazer uma pública? Sua família vai te ajudar com a faculdade? Quais as faculdades que você gostaria de entrar? Os cursos que você pensou, tem nestas faculdades? Qual a nota destas faculdades?

  • O mercado

A ideia é que você trabalhe na profissão que escolheu, então é importante pensar em como funciona o mercado dela, o que você pode fazer, quanto pode ganhar. Como é o mercado para cada um destes cursos? No que pode trabalhar em cada um deles? Você conhece profissionais nessas áreas? O que eles fazem no trabalho? Para um curso que você está pensando, converse com dois profissionais diferentes, para abrir a mente.

  • Fechamento

Aqui podemos fechar de duas maneiras, se você já tinha cursos em mente, faça uma lista de prós e contras para cada um, de acordo com todas suas respostas dos itens que te perguntei. Exemplo: Curso Medicina, mas você escolheu que se vê trabalhando em casa e com muito tempo livre. Não daria muito certo, porque a dedicação, pelo menos nos primeiros anos, é muito grande. Agora se você se vê salvando pessoas e estudando, é um ponto positivo. Depois da lista, temos que levar em conta o peso que cada item tem, pode ser que você esteja disposto a se dedicar por 10 anos para a medicina e depois abrir um consultório atendendo nos horários que você decidir, tem muitos caminhos possíveis.

A segunda forma de analisar tudo isso é para quem não sabe que curso fazer, leia todas as suas respostas, sublinhe as coisas que são importantes para você ou que te chamaram atenção, tipo gostar de artes, gostar de pessoas, alguma profissão de algum parente e por ai vai. Depois pesquise por cursos/profissões onde você poderia aplicar tudo isso ou alguma coisa dessas. Na sequência faça a lista de prós e contras dos cursos.

E para finalizar, tenho 2 pontos importantes, se você está muito perdido e mesmo com exercícios como esse não consegue ter uma ideia do que fazer, procure um profissional de orientação profissional, uma visão especializada vai te ajudar a ter mais clareza, eu posso te ajudar.

E por fim, nada é garantido, nós mudamos com o tempo, o que hoje é importante, amanhã pode não ser mais ou pode ganhar mais força, mas uma coisa é certa, nada é para sempre. Então se você fizer uma escolha agora e daqui 1 mês ou 1 ano se arrepender, não tem problema, você sempre pode começar de novo.

Agora me conta aqui se te ajudei e quais são as dúvidas que ainda estão te incomodando.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *